O que é
O Trem das Letras é um site jornalístico, voltado às áreas de educação e cultura (em especial à literatura e ao cinema). No que diz respeito à educação, seu tema central, tem como objeto principal a educação básica pública, o que inclui educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, compreendidas nestas três fases as modalidades da Educação de Jovens e Adultos, a Educação Técnica ou Profissional e a Educação Especial. A página também aborda questões relativas ao ensino superior e à educação privada, porém, sem tê-los como objeto primeiro.
Os formatos compreendidos são a reportagem, a entrevista, o ensaio analítico ou crítica, por vezes também apresentados em arquivos de áudio e vídeo. Além do jornalista responsável, Trem das Letras conta também com a colaboração de outros jornalistas e de pesquisadores.
Neste primeiro momento, o acesso aos conteúdos é livre e não há qualquer verba de terceiros para financiar a página. O intuito dos missivistas é trazer para o debate informações e temas que julgam relevantes no atual momento da educação.
A cobertura sobre educação tem como objetivo trazer visões complementares àquelas que circulam em outros veículos e nos meios especializados, com foco particular em tendências nos campos das políticas públicas e concepções de ensino e nas ideias e conceitos que as embasam.
Na área de cultura, os objetivos principais são ajudar a fazer circular um repertório que traga um maior investimento em termos de questionamentos e experiências acerca das respectivas linguagens e de reflexão sobre o mundo contemporâneo. O ponto de vista a partir do qual se dá esse olhar é o de que cultura e educação são indissociáveis, sendo as diferentes linguagens artísticas meios poderosos de leitura, interpretação do mundo e das sociedades, constituindo, por isso, objeto essencial para a formação do repertório docente.
Quem faz
Rubem Barros é jornalista e radialista. Trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo, Folha da Tarde e Agora São Paulo e nas editoras Nova Cultural e Segmento. Nesta última, foi editor das revistas Educação, Escola Pública e Ensino Superior. Foi também diretor editorial da mesma empresa, tendo coordenado o processo de criação de diversos títulos e números especiais voltados à educação. É formado em rádio e televisão pela Faculdade Cásper Líbero, com mestrado em meios e processos audiovisuais pela ECA/USP. É autor de Poéticas de Fragmentos – História, música popular e cinema de arquivo (Alameda, 2014).
Atualmente, é jornalista e editor independente, realizando trabalhos junto a diversas publicações, impressas e digitais, além de ser responsável por esta página.
Colaboradores
Marta Avancini é jornalista de educação, direitos humanos e humanidades. É editora pública da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Foi repórter, editora e correspondente em Paris da Folha de S.Paulo e repórter d’O Estado de S.Paulo. Trabalhou como pesquisadora na Unesco e na área de comunicação da Secretaria de Educação do Distrito Federal, na UnB, no Cecult/Unicamp e na Editora da Unicamp. Bacharel e mestre em história e especialista em jornalismo científico pela Unicamp.
Sérgio Pompeu é jornalista, foi repórter do Jornal da Tarde, Estadão e Gazeta Mercantil. Foi editor dos cadernos Metrópole, Planeta e Estadão.edu (todos do Estadão) e dos sites de educação do Estadão e da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), ONG da qual é co-fundador. Foi colaborador do site da Geekie, startup de educação. Traduziu o livro Coração Satânico(Editora Best Seller)
Outros trabalhos
Trem das Letras e o jornalista Rubem Barros prestam também serviços de comunicação a terceiros, sejam produtos jornalísticos impressos ou digitais, curadoria editorial ou consultoria nas áreas editorial e de comunicações. Para a realização de projetos que exijam conhecimento específico, como na elaboração de sites, infografia, produção gráfica em geral e de vídeos, conta com parceiros com know-how nessas áreas. São eles:
Atta Mídia e Educação
Produtora que há mais de 25 anos realiza vídeos para educadores, com a participação de
vários dos mais importantes pensadores da educação, brasileiros e estrangeiros. Neste período, mais de 150 títulos foram lançados em DVD ou ambientes de internet, com mais de 3 milhões de DVDs vendidos.
Entre os parceiros com os quais a ATTA realizou projetos e trabalhos destacam-se: Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Microsoft, Fundação Bradesco, Fundação Lemann, Abril Educação, Itaú Social, CENPEC, Editora Saraiva, Instituto Arte na Escola, Editora SM e diversas escolas.Com apoio da Fundação Lemann, realizou 19 documentários sobre o Projeto Alfaletrar, com supervisão de Magda Soares.
http://webeducadores.com.br/portfolio
Punto Comunicação
Agência especializada em comunicação corporativa, com grande experiência nos segmentos de tecnologia e imobiliário. Em sua frente digital, desenvolve projetos como sites, intranets, aplicativos, apresentações institucionais, vídeos e infográficos dinâmicos. Recentemente tem atuado em comunicação interna. Entre seus clientes estão Fibria, Veracel, Portocel, Jeffrey Group, MediaTek, Commscope e Hypnobox.
Videocubo
O trabalho da Videocubo é marcado pela pesquisa e experimentação de ideias e formas audiovisuais, tanto em projetos autorais, quanto em comunicação de marcas.
A produtora já participou de diversos festivais nacionais e internacionais de vídeo, cinema e curtas-metragens, recebeu mais de uma dezena de prêmios e desenvolveu projetos audiovisuais para clientes como Shell, Embraer, adidas, Netshoes, Caloi e Curso Etapa, entre outros.
BioFilmes
Especializada no mercado corporativo, a BioFilmes oferece os mais modernos e compactos equipamentos de áudio e vídeo aliados a profissionalismo, talento e expertise. Desde 2014, realizou mais de 200 projetos entre vídeos, depoimentos, institucionais, animações, transmissões ao vivo e vídeos interativos para empresas de grande porte, como Porto Seguro, Odebrecht, Allergan, Aché, Hospital Albert Einstein, Hospital do Coração, Votorantim, Braskem, Atento, entre outras.
Paçoca Filmes
A Paçoca Filmes é uma produtora de vídeo que quer representar, em vídeo, todos os sonhos, conquistas e projetos que a mente humana pode criar. Com o olhar sensível e padrão de qualidade, transforma a sua imaginação em memória presente. A produtora atua em várias áreas, com destaque para o setor corporativo e de coberturas jornalísticas.
Entre seus clientes, destacam-se, entre outros, Museu da Imigração, Tata Consultancy, Via Varejo, L’Oreal, Impacta, Dedalus Prime, Editora Segmento, Itaú Social.