O novo texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente, incluindo a Base Nacional Comum para o setor, deverá ser apresentado pelo relator, Mozart Neves Ramos, no Conselho Nacional de Educação, no início de novembro. O calendário prevê reuniões das câmaras setoriais nos dias 4, 6 e 7, e do pleno (bicameral) no dia 5.
A terceira versão do documento foi submetida a consulta pública, que se encerrou nesta quarta-feira, 23/10. Não se deve esperar muitas modificações em relação ao texto apresentado, apenas correções pontuais. Segundo a Secretaria Executiva do CNE, o órgão trabalha com a possibilidade de aprovar o documento ainda neste ano.
Para Mozart Neves, o rechaço ao documento por parte de alguns setores, como a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) já era esperado. “É o grupo da educação que trabalhou em prol da manutenção da Resolução 2/2015”. A visão da Anfope foi expressa em Trem das Letras por meio de respostas da professora Helena de Freitas a cinco questões do site.
Publicado em 23/10/2019