Foto: Burst/Iso Republic
Texto publicado em 16/12/2019
Realizada pela primeira vez em 2016, com participação conjunta do Porvir e da Rede Conhecimento Social, a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção” utilizou-se então da metodologia PerguntAção, ouvindo 132 mil jovens entre os 13 e os 21 anos em todo o Brasil. Desde o início o levantamento não permitia projetar suas conclusões para o país como um todo, pois a distribuição geográfica e socioeconômica não refletia a população nacional.
Em 2017 e 2018, o questionário foi adaptado e ofertado a escolas e redes que, ao fazer com que seus alunos respondessem, passaram a receber relatórios específicos. A idade mínima dos respondentes também mudou, para 11 anos.
Em 2019, com a próxima entrada em cena do novo ensino médio, o questionário foi reformulado e ganhou um tópico extra, específico para esse tema. A ferramenta foi oferecida para redes públicas, com adesão de oito estados e o questionário aplicado em todo o Brasil a partir de abril. No final de novembro, foi divulgado um relatório, relativo a 258 mil respondentes. Agora em dezembro, já eram mais de 260 mil.
O Porvir se classifica como uma “iniciativa de comunicação e mobilização social que mapeia, produz, difunde e compartilha referências sobre inovações educacionais”. A Rede Conhecimento Social é a instituição que dá continuidade às ações de responsabilidade social do Instituto Paulo Montenegro, que foi o braço social do Ibope até antes de sua venda.